EM DESTAQUE
  • Sob a Redoma: Obra prima do mestre o suspense, Stephen King

    O que você faria se uma redoma invisível lhe prendesse na cidade em que vive? Como sua vida mudaria por conta desse fenômeno? Pois é… essas e outras tantas perguntas são provavelmente o que pensam os moradores de Chester’s Mill, no Maine, EUA, personagens do mais novo livro de Stephen King, o aclamado mestre dos contos de horror, em Under the Dome (ou Sob a redoma).

    under-the-dome2 O livro aborda o que acontece com as pessoas    que vivem nessa pequena cidade do interior dos Estados Unidos, que se veem presas dentro do local onde vivem sem contato e comunicação alguma com as pessoas além da “barreira”. Em meio a tudo isso o autor ainda consegue de forma única explorar as reações das personagens quando são privados de sua liberdade, retratando ataques de insanidade, discussões em família, mistérios que envolvem os poucos forasteiros e principalmente… os segredos que os moradores de Chester’s Mill escondem entre si.

    tutto-su-stephen-king2

    Com um jogo psicológico e o misterioso, Stephen King, consegue (mais uma vez) nos prender a sua narrativa angustiante e desconhecida, nos deixando ávidos por saber logo o que virá adiante…  Pronto! Você agora está preso na cidade: ninguém sai e ninguém entra. Instala-se a anarquia. Sinta-se em casa, como um peixe no aquário! Esta é a Redoma! (E aí, começa o suspense…)

    Os personagens são bem distintos e interessantes, donos de personalidades únicas, como o veterano Dale “Barbie” Barbara, um jovem veterano de guerra, forasteiro que não se sabe o motivo mas está ali, na cidade, preso junto aos outros moradores, ele é o que podemos dizer que: estava no lugar errado, na hora errada. Além de “Barbie” outro grande personagem é Jim “Big Jim” Rennie, um político demagogo, dono de uma loja de carros na cidade e uma das figuras públicas mais influentes de lá, e que vê nessa oportunidade, uma forma de controlar totalmente a cidade (mesmo que tenha que tirar pessoas do seu caminho…).

    O livro é sem dúvida, uma obra prima do rei do suspense, mas claro, como qualquer livro tem seus pontos positivos e negativos. Dentre os pontos negativos do livro estão excesso de personagens (que te faz confundir tudo as vezes, forçando uma volta à página anterior para entender melhor o que acabou de ler…) mas talvez essa tenha sido mesmo uma tática do autor, para desviar sua atenção do óbvio. Outro ponto é o excesso de pistas ao longo do livro que te faz chegar a um final não tão surpreendente, mas ainda assim interessante (obviamente não direi nenhum spoiler, terão que ler o livro para saber mais…).

    Cartaz da série de TV "Under the Dome" (Sob a redoma)

    Cartaz da série de TV “Under the Dome” (Sob a redoma)

    O que pouca gente sabe é que o livro foi lançado em 2009 e teve sua história elaborada por cerca de 20 anos, onde tentou publicar em 1970 e 1980, até sair da cabeça do autor e ganhar as páginas amareladas da obra. O livro só ganhou uma versão traduzida ao português recentemente, por isso a impressão de que ele foi lançado agora.

    Vale lembrar que o livro ganhou  recentemente  uma adaptação em forma de série de tv, mas que não está sendo tão fiel ao livro como os fãs esperavam.

    Mudanças de roteiro, personagens que estão trocados, uma certa falta de continuidade e principalmente pouco suspense e horror, fizeram com que a série não tenha caído muito nas graças dos fãs mais ligados ao livro. Sem ler o livro é uma série até interessante, mas assim pode não ter muita graça de assistir. Enfim… o livro é único, envolvente, com uma narrativa espetacular e que vale a pena ser lido o mais breve possível! Não é a toa que King é considerado o “rei do suspense”.

    Já conferiu nossos vídeos no YouTube ou nossas postagens engraçadinhas no Facebook? Não nos perca de vista!

    Você Também Pode Gostar Disso: